Hoje é o dia separado para lembrar dos que já se foram. Pensando assim, nós reunimos 10 serviços que todo mundo usava mas que tiveram suas atividades encerradas ou caíram no esquecimento.

Confira a lista:

BELTRANO
Antes mesmo do Orkut, o Beltrano foi uma rede social que costumava reunir os internautas brasileiros. Na época da internet discada, as pessoas podiam interagir e fazer parte de diversas comunidades usando a ferramenta.

FORMSPRING
Formspring é uma rede social que permite que os usuários recebam perguntas de outros usuários ou de pessoas não cadastradas. As perguntas são enviadas para a caixa de entrada, de onde o usuário pode escolher entre respondê-las ou excluí-las. Todas as respostas são armazenadas no perfil do usuário, onde qualquer um pode vê-las.
Suas atividades foram anunciadas em abril de 2013 pela empresa.
ICQ
Criado em 1996, o ICQ é um programa de comunicação instantânea pioneiro na Internet que pertence à companhia Mail.ru Group. A sigla "ICQ" é um acrônimo feito com base na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, "Eu procuro você", porém é popularmente conhecido no Brasil como "i-cê-quê". Atualmente o ICQ tem 11 milhões de usuários ativos mensais. Mas é como ele estivesse "morto" porque muitas pessoas não se lembram mais dele. Este serviço ainda encontra-se ativo.

LIMEWIRE
LimeWire foi um programa de computador de compartilhamento de arquivos baseado na rede Gnutella. Em 28 de Outubro de 2010, foi tirado do ar devido a uma liminar na justiça norte-americana, sob a acusação de violação de direitos autorais e ação criminosa por parte dos desenvolvedores do programa e de seus usuários.

MEGAUPLOAD
Megaupload foi um serviço de download e upload de arquivos que pertenceu à Megaupload Limited, empresa com sede em Hong Kong.
O site saiu do ar no dia 19 de janeiro de 2012 após o FBI encerrá-lo por violação de direitos de autor, extorsão e lavagem de dinheiro. Especulou-se que ele foi fechado por estar prestes a lançar um novo modelo de negócios que passaria a concorrer com as gravadoras.
Em janeiro de 2013, Kim Dotcom fundador do Megaupload, lançou o Mega, seu sucessor.

MSN
MSN Messenger foi um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O MSN teve bastante sucesso entre os jovens e competia com o ICQ, pioneiro entre os mensageiros instantâneo. A Microsoft descontinuou do MSN em 2013 substituindo-o pelo Skype.

NAPSTER
Napster é um serviço de streaming de música pertencente à Rhapsody Internatonal Inc que gerou o primeiro grande episódio na luta jurídica entre a indústria fonográfica e as redes de compartilhamento de música na Internet. Este serviço ainda encontra-se ativo.

NETSCAPE
Netscape Communications ou simplesmente Netscape, é uma empresa de serviços de computadores nos EUA, mais conhecida pelo seu navegador web Netscape Navigator. O nome do Netscape foi uma marca registrada da Cisco Systems, que foi concedido à empresa.
O navegador Netscape já foi dominante em termos de quantidade de uso, mas perdeu a maioria para o Internet Explorer durante a guerra do primeiro navegador. Em meados de 1990, a quantidade de utilização de browsers Netscape era de mais de 90% porém caiu para menos de 1% até o final de 2006. Em janeiro de 2013, o navegador fechou com menos de 0,4% dos usuários mundiais.
Em dezembro de 2007 a AOL anunciou que deixaria de lançar novas versões do navegador Netscape e interrompeu o seu desenvolvimento.

ORKUT
Orkut foi uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google.
A sede do Orkut era na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento dos assuntos legais.

PICASA
O Picasa era um software cuja função principal era organizar a coleção de fotos digitais presentes no computador, visando facilitar a procura por fotografias específicas pelos seus usuário. Criado por uma empresa de mesmo nome, foi adquirido em 2004 pelo Google.


Seu Rúbi Sem Deboche
« Post Anterior Próximo Post »